SEMINÁRIO



Memórias das tecnologias e dos sistemas de informação


Para quê estudar estudar a(s) história(s) dos sistemas de informação?
Como e para quê preservar a memória das tecnologias e sistemas de informação?
E qual a função de espaços públicos associados?

O LACA - Laboratório de Cálculo Automático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (anos 60 e 70). Evocação da memória do Professor Rogério Nunes.

O caso Datamatic e as origens das empresas de tecnologias da informação em Braga.



>> Ver programa, apresentações e vídeos




Flyer do seminário

Press Release




Objectivos::
// 1. Reunir pessoas de interesses diferentes e multidisciplinares para discutir a experiência existente e a história dos sistemas de informação em Portugal, sob os pontos de vista tecnológico, empresarial, social e económico e ainda sobre o papel e importância de espaços museológicos e os problemas da “arqueologia industrial” das tecnologias digitais: que papel podem ter na formação e educação? Qual o valor sob o ponto de vista académico (inovação e tecnologia, história da tecnologia, história empresarial, desenvolvimento social e regional, ...)?

\\ 2. Evocar e discutir dois casos significativos da história dos sistemas de informação em Portugal e o seu impacto e herança:
–       o caso do LACA (Laboratório de Cálculo Automático, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), que teve um papel fundamental na formação de gerações de universitários nas décadas de 60 e 70, no Norte de Portugal, aproveitando-se a oportunidade para recordar a memória do Professor Rogério Nunes. Ver nota (*)
–       o caso da Datamatic, uma empresa de Braga que teve um papel estruturante do sector TIC no Minho no final da década de 70/ início da década de 80 e com importantes repercussões a nível nacional. Ver nota (**).

// 3. O final do seminário coincidirá com a abertura oficial de uma mostra histórica sobre memória dos sistemas e tecnologias de informação em Portugal, vocacionado para o público em geral e para visitas organizadas de grupos de alunos dos vários níveis de ensino, e onde pela primeira vez é exposta uma colecção de máquinas e computadores que ajudaram a construir a história do Portugal moderno e que fazem parte de espólios de diversas instituições, em especial do Museu Nacional da Ciência e da Técnica (Coimbra), Universidade do Minho, Museu da Ciência e Indústria (Porto), Universidade do Porto e várias outras empresas e instituições. O material coleccionado percorre as tecnologias desde o século XIX até aos dias de hoje, salientando-se uma significativa colecção de equipamentos de mecanografia e a reconstituição de algumas configurações de computadores digitais que foram máquinas emblemáticas, como o IBM 1400 ou o NCR Elliott 4100, entre outras.
Trata-se da primeira mostra organizada em Portugal com esse objectivo específico, e resulta do trabalho de recolha de testemunhos e materiais levado a cabo pelo projecto memTSI.
Também nessa altura será feita a apresentação dos materiais (livros e filmes) produzidos pelo projecto e relativos à recolha de memória das tecnologias e sistemas de informação em Portugal.